Data

Start:
End:

Morada

Auditório Almeida Garrett, Palácio de Cristal, Porto

Descrição

Dedicadas à temática “Sonhar, Criar Acreditar – Sementes de inovação pedagógica”, as III Jornadas Pedagógicas da Escola Profissional Profitecla pretendem iniciar o debate, sobre estratégias que apontem para uma evolução no ensino Profissional, capaz de lhe conferir a qualidade e eficácia que 27 anos de crescimento tornaram urgente, no dia 19 de maio, a partir das 9h30, no Auditório Almeida Garrett – Palácio de Cristal, Porto.

Estas Jornadas apresentam-se como um momento de reflexão sobre novas metodologias e estratégias de aprendizagem e pedagogia, partindo da experiência de 27 anos da instituição, apresentando painéis formados por profissionais intimamente ligados às temáticas expostas. Joaquim Azevedo, da Universidade Católica, Fernando Franco da Direção Geral de Educação, Marco Bento da Universidade do Minho e Rui Cordeiro são alguns dos oradores confirmados. Modelos existentes e profusamente testados servem de mote ao tema principal.

Mas a Escola Profissional Profitecla acredita que a mimetização dos modelos não resulta. Há que encontrar nos contextos de cada escola a forma de os implementar.

As tecnologias na sala de aula e espaços inovadores de aprendizagem enquanto componentes de um projeto mais vasto, são alguns dos temas em debate, numa altura em que a Escola Profissional Profitecla dá um primeiro passo neste caminho, a propósito da criação da Sala de Aula do Futuro. Uma sala inovadora com espaços distintos de aprendizagem, que permitem a criação de dinâmicas simultâneas, tornando as aulas mais apelativas e interativas, e que será inaugurada na Escola Profitecla de Barcelos, em maio deste ano.

O Arq. Pedro Castro, da Direção Pedagógica da Escola adianta, “O modelo escolar atualmente aplicado na maioria das escolas está ultrapassado, por isso, a Profitecla propõe-se debater a Escola do Futuro. Uma escola que é sinónimo de promoção de sucesso, de atuação em rede, de eficácia das aprendizagens, de motivação, de sonhos concretizados”.

PROGRAMA III JORNADAS PEDAGÓGICAS (pdf)

Deixar uma resposta