Na tarde do passado dia 26 do mês de novembro, rumaram os alunos do primeiro ano do Curso Técnico de Turismo, a dois locais emblemáticos representativos da antiga muralha que cercava e protegia os habitantes da Almedina (etimologicamente, a palavra que significa cidade, advém do árabe) dos perigos dos inimigos provenientes dos seus arrabaldes. Os recursos turísticos visitados são, agora, núcleos museológicos pertença do Museu Municipal de Coimbra.

Iniciou-se a visita, pelas 14.30H à Torre de Almedina, principal entrada na Cidade na Idade Média. Esta Porta, precedida e defendida por uma Torre exterior, intitulada de Porta da Barbacã, está situada na zona onde a quota geográfica é a mais baixa da cidade. A Torre de Almedina assumiu enorme importância na história coimbrã, tendo, outrora servido para se instalarem os serviços do Tribunal da Relação, bem como as reuniões da Vereação, ou seja, a Câmara Municipal de Coimbra. Dentro deste espaço museológico, os alunos tiveram a oportunidade de assimilar mais conhecimento acerca da pertinência estratégica da Muralha, através da visualização de vídeos explicativos e da observação de uma maqueta da Aeminium (antiga designação de Coimbra).

Na segunda parte da atividade, os alunos visitaram outra das emblemáticas Torres da Muralha, atualmente, designada de Torre d`Anto, por ali ter vivido, enquanto estudante, o poeta António Nobre. Neste espaço, recentemente intervencionado, está instalado o Núcleo Museológico do Fado ou Canção de Coimbra. De uma forma interativa, escutaram os formandos, desde as antigas e mais famosas baladas oriundas dos anos 20 do século passado às canções de intervenção do Movimento Académico, até às melodias das amorosas serenatas.

O balanço desta visita técnica, levada a cabo no âmbito da Disciplina de Técnicas de Animação e Acolhimento em Turismo é francamente positivo, na medida em que, os alunos revelaram enorme interesse acerca dos temas abordados.

Fotografias desta visita no Facebook da Profitecla!

Relacionados

professor_21
PROFESSOR_21 NA PROFITECLA COIMBRA
Semana de Integração Socioeducativa
SEMANA DE INTEGRAÇÃO SOCIOEDUCATIVA – PROFITECLA COIMBRA
PROFITECLA COIMBRA COM ÚLTIMAS VAGAS