No âmbito do Projeto Interdisciplinar do Polo de Coimbra (Re)Construir Saberes, que tem como objetivo promover o conhecimento e o contacto intergeracional, os alunos delegados de turma e o representante dos alunos do Polo, acompanhados pelas Professoras Ana Cardoso, Anabela Mano e pela Psicóloga Tânia Almeida, assistiram ao II Congresso sobre Envelhecimento promovido pela Fundação Bissaya Barreto em Coimbra.

Este II Congresso sobre Envelhecimento incidiu sobre a temática da Violência Contra Pessoas Idosas, com a participação de um painel de oradores cujas intervenções abordaram temáticas relacionadas com a prevenção e a proteção da vítima, especificidades dos maus tratos à pessoa idosa, o Serviço S.O.S Pessoa Idosa da Fundação Bissaya Barreto, a perspetiva da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (A.P.A.V) entre outras.

Consideramos que a participação e envolvimento dos nossos alunos em iniciativas desta natureza, e nomeadamente em assuntos que ainda não são encarados como prioritários na nossa sociedade, são fundamentais para a sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Posteriormente os alunos participantes irão reunir e preparar uma dinâmica para todos os colegas para, passo a passo, introduzir o tema, sensibilizando-os para a pertinência do mesmo. Pretende-se ainda transmitir a ideia de que temos de começar a olhar para os nossos idosos numa perspetiva integradora e de aceitação das especificidades que esta população apresenta nos dias de hoje, conforme citado no Congresso “Nunca os velhos foram tantos e com tantas capacidades”.

Relacionados

Hallowcach
HALLOWCACH DA PROFITECLA COIMBRA
Bolsa de PT's
PROJETO BOLSA DE PT’S
XXV Feira dos Minerais
VISITA DE ESTUDO À XXV FEIRA DOS MINERAIS