Data

Start:
End:

Morada

Espaço Quadras Soltas

Descrição

Em 1999 a Profitecla lança o desafio aos professores e colaboradores da escola para a edição de um conjunto de Serigrafias.

Nesse ano respondem afirmativamente António Cabral Pinto, António Geada, Altino Queirós, Pedro Castro e Óscar Carneiro. Essa coleção é elaborada sob o principio de Angariação de fundos (através de leilão no Jornal de Noticias/Cooperativa Árvore) para a «Causa de Timor».

A Profitecla tinha iniciado um ciclo de produções artísticas que realça o dinamismo da instituição, que enobrece a sua vertente humana, que afirma a sua responsabilidade social e marca definitivamente a sua abertura ao exterior, como mostra a disseminação destas obras por instituições, parceiros e outras entidades que connosco ajudaram a construir este apaixonante projeto.

No ano de 2002, no seguimento do terrível flagelo das Cheias em Moçambique, a Profitecla, então através da sua Associação Cultural e Recreativa, lança a nova coleção, com a Oferta de Serigrafias e Originais em Leilão de Apoio à causa.

A partir daí a Escola procurou dar continuidade ao Projeto inicial promovendo junto dos seus colaboradores edições cíclicas. Alguns artistas consagrados foram entretanto convidados engrandecendo, com originais, uma coleção de que nos orgulhamos. Nomes como José Rodrigues, Manuela Bronze, Acácio Carvalho ou Henrique do Vale, emprestaram a sua criatividade à coleção que agora se apresenta na Galeria Quadras Soltas.

Este ano, de 31 de março a 5 de abril, estas obras estarão presentes na Exposição ABRAÇO DE LUZ, na Galeria Quadras Soltas na Rua Miguel Bombarda. A inauguração será dia 31 de março pelas 16.00 horas, no âmbito da parceria com a Profitecla. A exposição poderá ser visitada até ao dia 5 de abril, todos os dias, exceto domingos, entre as 15.00 e as 18.00 horas. A Galeria Quadras Soltas cumpre, desta forma, o desejo antigo de abrir as portas a um parceiro e a Profitecla agradece este nobre convite.

ABRAÇO de LUZ é o nome da Exposição que não só reflete o trabalho destes colaboradores ao longo de quase duas décadas de Projeto criatiVIDAde, como também a conta com a colaboração dos alunos de COMUNICAÇÃO – cartaz e restante material gráfico e de RESTAURAÇÃO e SECRETARIADO – serviços de apoio/ Welcome Drink and Cocktail, na Inauguração.

ABRAÇO de LUZ, porque afirma o enlace entre a PROFITECLA e a sociedade.

ABRAÇO de LUZ, porque é de luz que se faz a cor. E cor é a palavra na pintura.

Artistas em Exposição:

1999 Altino Queirós; António Cabral Pinto; António Geada; Pedro Castro; Óscar Carneiro;

2002 Altino Queirós; António Cabral Pinto; Pedro Castro;

2003 Altino Queirós; António Cabral Pinto; Francisca Cabral Pinto; Pedro Castro; Sofia Cerqueira;

2006 Altino Queirós; António Cabral Pinto; Carla Queirós; Pedro Castro; Torres Ribeiro;

2007 Altino Queirós; António Cabral Pinto; Pedro Castro; Manuela Cardinal; Pedro Castro; Vasco Coutinho;

2009 Altino Queirós; António Cabral Pinto; José Rodrigues; Pedro Castro; Vasco Coutinho;

2010 Acácio Carvalho; Altino Queirós; António Cabral Pinto; José Rodrigues; Manuela Bronze; Pedro Castro;

2013 António Cabral Pinto; Pedro Castro; Pedro Costa;

2017 Altino Queirós; António Cabral Pinto; Henrique do Vale; Pedro Castro;

Deixe uma resposta