No dia 12 de março, a turma de terceiro ano do curso de Técnico Auxiliar de Saúde, do polo de Barcelos, da Escola Profissional Profitecla, dinamizou a atividade “Lancheiras Saudáveis”.

Esta atividade estava enquadrada na disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais e consistiu num apelo a um estilo de vida saudável por parte dos alunos.

Para isso, inicialmente, foi realizada uma pequena apresentação sobre a iniciativa e a explicação da Roda dos Alimentos e de cada um dos seus setores, com dicas de seleção e confeção dos diferentes alimentos.

Na segunda parte da atividade, e tendo em conta que cada vez mais a opção da lancheira é utilizada pelos alunos, foram apresentadas alternativas saudáveis às que os alunos estão familiarizados a trazer. Além disso, tentou-se transmitir a ideia de fazer diferente e mais saudável com os alimentos que já existem em casa, através da confeção de receitas apropriadas para lancheiras escolares e para diferentes refeições.

Adicionalmente, os alunos participaram num jogo sobre o tema, em que tinham de distinguir os rótulos de diferentes alimentos como prejudiciais ou saudáveis, tendo em conta a sua rotulagem.

Desta forma, cumpriu-se o objetivo de promover um melhor estilo de vida, começando pela alimentação, pois visto que “somos o que comemos”, melhor será que a saúde comece nestas escolhas.

Lara Carneiro, aluna do 3º Ano do Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde

Relacionados

CANDIDATURAS ERASMUS+
Centro Abel Varzim
PROTOCOLO COM O CENTRO COMUNITÁRIO ABEL VARZIM
Reflorestação
AÇÃO DE REFLORESTAÇÃO