No dia 12 de março, a turma de terceiro ano do curso de Técnico Auxiliar de Saúde, do polo de Barcelos, da Escola Profissional Profitecla, dinamizou a atividade “Lancheiras Saudáveis”.

Esta atividade estava enquadrada na disciplina de Higiene, Segurança e Cuidados Gerais e consistiu num apelo a um estilo de vida saudável por parte dos alunos.

Para isso, inicialmente, foi realizada uma pequena apresentação sobre a iniciativa e a explicação da Roda dos Alimentos e de cada um dos seus setores, com dicas de seleção e confeção dos diferentes alimentos.

Na segunda parte da atividade, e tendo em conta que cada vez mais a opção da lancheira é utilizada pelos alunos, foram apresentadas alternativas saudáveis às que os alunos estão familiarizados a trazer. Além disso, tentou-se transmitir a ideia de fazer diferente e mais saudável com os alimentos que já existem em casa, através da confeção de receitas apropriadas para lancheiras escolares e para diferentes refeições.

Adicionalmente, os alunos participaram num jogo sobre o tema, em que tinham de distinguir os rótulos de diferentes alimentos como prejudiciais ou saudáveis, tendo em conta a sua rotulagem.

Desta forma, cumpriu-se o objetivo de promover um melhor estilo de vida, começando pela alimentação, pois visto que “somos o que comemos”, melhor será que a saúde comece nestas escolhas.

Lara Carneiro, aluna do 3º Ano do Curso de Técnico de Auxiliar de Saúde

Relacionados

Palestra sobre Violência no Namoro
PALESTRA SOBRE VIOLÊNCIA NO NAMORO
Mostra de Ofertas Profissionais e Educativas
PROFITECLA LISBOA NA QUINTA EDIÇÃO DA MOPE
Evento Movimento Verde #PLÁSTICOZERO
EVENTO MOVIMENTO VERDE #PLÁSTICOZERO