Profitecla Barcelos Saúde
Com o aumento da esperança média de vida, o envelhecimento populacional é uma realidade em Portugal, subindo a procura de profissionais capacitados que prestem cuidados aos idosos. Em resposta a estas novas necessidades do mercado de trabalho, a Profitecla Barcelos apostou nos cursos de Geriatria e de Auxiliar de Saúde para os quais tem as candidaturas abertas para o ano letivo de 2019/20. A oferta formativa também apresenta novidades ao nível da restauração, com o curso de Empregado de Mesa, que permite aos jovens terminarem o 9º ano e ingressarem no ensino secundário.

Direcionados a jovens até aos 19 anos com o 9º ano de escolaridade, os Cursos Profissionais de Geriatria e Auxiliar de Saúde são gratuitos e têm a atribuição de subsídio de alimentação, subsídio de transporte, bolsa de material, bolsa de profissionalização e subsídio de alojamento quando aplicável. Estes cursos têm a duração de três anos, possuem certificação escolar do 12º ano de escolaridade e Certificado Profissional de Nível IV, dando a possibilidade aos jovens de acesso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho.

Oferta formativa em Geriatria, Auxiliar em Saúde, Secretariado e na área da Restauração

O Curso de Técnico de Geriatria confere aptidões aos jovens para se tornarem técnicos de Geriatria, bem como trabalhar no planeamento e desenvolvimento de actividades de animação e entretenimento. Pedro Castro, da Direção Pedagógica Nacional da Profitecla explica que o Curso de Técnico de Geriatria atribui “formação completa, com uma componente teórica e prática, pelo que quando integrar o mundo do trabalho, o jovem irá estar preparado para qualquer desafio que se lhe apresente. Por outro lado, permite-nos ativar também uma relação com parceiros. Estas parcerias agilizam o processo de empregabilidade e aumentam, consideravelmente, o número de potenciais ofertas de trabalho para os formandos”, salienta.

Outra proposta formativa na área da saúde na Profitecla Barcelos é o Curso Profissional de Auxiliar de Saúde, que tem como objectivo preparar jovens profissionais, com competências técnicas na área de auxílio na prestação de cuidados de saúde a enfermeiros e outros profissionais de saúde em unidades clínicas ou afins. Este curso tem como Entre as principais saídas profissionais – auxiliar de saúde em unidades clínicas, unidades hospitalares, IPSS, Centro de análises clínicas, gabinetes médicos e áreas afins da saúde e higiene, segurança e saúde do trabalho no setor da saúde.

Ainda no âmbito da sua oferta formativa para o ano letivo 2019/2020, o polo de Barcelos da Profitecla tem abertas as candidaturas para o CEF – Empregado de Mesa. Trata-se de um Curso de Educação e Formação que dá a oportunidade aos jovens de concluírem o 9º ano, através de um percurso flexível e ajustado aos seus interesses, ou para poder prosseguir estudos ou formação que lhe permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho. O Empregado de Mesa tipo 3 nível II é um profissional ao serviço da restauração, moderno e eficiente, que planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração.

Escola Profissional Profitecla comemora 30 anos de existência
Criada em 1989, a Escola Profissional Profitecla comemora este ano o seu 30º aniversário. No âmbito, da comemoração das três décadas de existência, a Escola Profissional Profitecla tem realizado nos polos das Escolas – Barcelos, Braga, Coimbra, Guimarães, Lisboa, Porto e Viseu – ações de incentivo para o uso de novas tecnologias, numa lógica BYDO (Bring Your Own device), permitindo uma aprendizagem mais ativa ao aluno na sala de aula e não só, auxiliando-o no seu percurso formativo.
Liderança nas Escolas Profissionais do Concelho e Experiências e Estágios Internacionais
A Profitecla permite uma formação profissional e académica de elevado nível, que alia a componente teórica à prática. Durante e após o percurso formativo na escola, os alunos têm a possibilidade de realizar estágios internacionais ao abrigo do Programa Erasmus+, um factor diferenciador que lhes possibilita viverem uma experiência no estrangeiro, por forma a conhecerem novas metodologias de trabalho, enriquecer o currículo, ter acesso a novas tecnologias ou a tecnologia específica para o curso, processos de organização e de gestão inovadores em empresas e entidades de referência nas diversas áreas de actividade. A Profitecla privilegia também experiências internacionais, criando condições para que todos os alunos façam uma visita internacional ao longo dos 3 anos de curso. Por outro lado, a Escola Profitecla conta com uma rede sólida de parceiros empresariais que lhes permite interagir ao nível da empregabilidade, pois só assim se vai fazendo as adaptações a um mercado laboral em constante mudança. Assinalando este ano 30 anos de experiência no ensino profissional, a Profitecla ocupa o quinto lugar no ranking a nível nacional com os resultados do polo de Barcelos.

Relacionados

The Scarier The Better
HALLOWEEN – THE SCARIER THE BETTER
Expo Barcelos
EXPO BARCELOS COM OS AMIGOS DA MONTANHA
Comemoração do 5 de outubro
COMEMORAÇÃO DO 5 DE OUTUBRO NA PROFITECLA BARCELOS