Profitecla Barcelos Saúde
Com o aumento da esperança média de vida, o envelhecimento populacional é uma realidade em Portugal, subindo a procura de profissionais capacitados que prestem cuidados aos idosos. Em resposta a estas novas necessidades do mercado de trabalho, a Profitecla Barcelos apostou nos cursos de Geriatria e de Auxiliar de Saúde para os quais tem as candidaturas abertas para o ano letivo de 2019/20. A oferta formativa também apresenta novidades ao nível da restauração, com o curso de Empregado de Mesa, que permite aos jovens terminarem o 9º ano e ingressarem no ensino secundário.

Direcionados a jovens até aos 19 anos com o 9º ano de escolaridade, os Cursos Profissionais de Geriatria e Auxiliar de Saúde são gratuitos e têm a atribuição de subsídio de alimentação, subsídio de transporte, bolsa de material, bolsa de profissionalização e subsídio de alojamento quando aplicável. Estes cursos têm a duração de três anos, possuem certificação escolar do 12º ano de escolaridade e Certificado Profissional de Nível IV, dando a possibilidade aos jovens de acesso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho.

Oferta formativa em Geriatria, Auxiliar em Saúde, Secretariado e na área da Restauração

O Curso de Técnico de Geriatria confere aptidões aos jovens para se tornarem técnicos de Geriatria, bem como trabalhar no planeamento e desenvolvimento de actividades de animação e entretenimento. Pedro Castro, da Direção Pedagógica Nacional da Profitecla explica que o Curso de Técnico de Geriatria atribui “formação completa, com uma componente teórica e prática, pelo que quando integrar o mundo do trabalho, o jovem irá estar preparado para qualquer desafio que se lhe apresente. Por outro lado, permite-nos ativar também uma relação com parceiros. Estas parcerias agilizam o processo de empregabilidade e aumentam, consideravelmente, o número de potenciais ofertas de trabalho para os formandos”, salienta.

Outra proposta formativa na área da saúde na Profitecla Barcelos é o Curso Profissional de Auxiliar de Saúde, que tem como objectivo preparar jovens profissionais, com competências técnicas na área de auxílio na prestação de cuidados de saúde a enfermeiros e outros profissionais de saúde em unidades clínicas ou afins. Este curso tem como Entre as principais saídas profissionais – auxiliar de saúde em unidades clínicas, unidades hospitalares, IPSS, Centro de análises clínicas, gabinetes médicos e áreas afins da saúde e higiene, segurança e saúde do trabalho no setor da saúde.

Ainda no âmbito da sua oferta formativa para o ano letivo 2019/2020, o polo de Barcelos da Profitecla tem abertas as candidaturas para o CEF – Empregado de Mesa. Trata-se de um Curso de Educação e Formação que dá a oportunidade aos jovens de concluírem o 9º ano, através de um percurso flexível e ajustado aos seus interesses, ou para poder prosseguir estudos ou formação que lhe permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho. O Empregado de Mesa tipo 3 nível II é um profissional ao serviço da restauração, moderno e eficiente, que planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração.

Escola Profissional Profitecla comemora 30 anos de existência
Criada em 1989, a Escola Profissional Profitecla comemora este ano o seu 30º aniversário. No âmbito, da comemoração das três décadas de existência, a Escola Profissional Profitecla tem realizado nos polos das Escolas – Barcelos, Braga, Coimbra, Guimarães, Lisboa, Porto e Viseu – ações de incentivo para o uso de novas tecnologias, numa lógica BYDO (Bring Your Own device), permitindo uma aprendizagem mais ativa ao aluno na sala de aula e não só, auxiliando-o no seu percurso formativo.
Liderança nas Escolas Profissionais do Concelho e Experiências e Estágios Internacionais
A Profitecla permite uma formação profissional e académica de elevado nível, que alia a componente teórica à prática. Durante e após o percurso formativo na escola, os alunos têm a possibilidade de realizar estágios internacionais ao abrigo do Programa Erasmus+, um factor diferenciador que lhes possibilita viverem uma experiência no estrangeiro, por forma a conhecerem novas metodologias de trabalho, enriquecer o currículo, ter acesso a novas tecnologias ou a tecnologia específica para o curso, processos de organização e de gestão inovadores em empresas e entidades de referência nas diversas áreas de actividade. A Profitecla privilegia também experiências internacionais, criando condições para que todos os alunos façam uma visita internacional ao longo dos 3 anos de curso. Por outro lado, a Escola Profitecla conta com uma rede sólida de parceiros empresariais que lhes permite interagir ao nível da empregabilidade, pois só assim se vai fazendo as adaptações a um mercado laboral em constante mudança. Assinalando este ano 30 anos de experiência no ensino profissional, a Profitecla ocupa o quinto lugar no ranking a nível nacional com os resultados do polo de Barcelos.

Relacionados

Olá Primavera
ALUNOS DA PROFITECLA PARTICIPAM NO “OLÁ PRIMAVERA”
Visita de Estudo ao Porto
ALUNOS DA PROFITECLA VISITAM CIDADE DO PORTO
Colégio La Salle
PROTOCOLO LEVA ALUNOS DE BARCELOS À COMUNIDADE