Profitecla Viseu
O crescimento do Turismo em Portugal tem levado cada vez mais jovens a apostar na área da restauração e em competências no setor do turismo no nosso país. Seguindo esta tendência, o polo de Viseu da Escola Profissional Profitecla tem as candidaturas abertas para o próximo ano letivo de 2019/20, nos cursos profissionais de Operações Turísticas e Restaurante/Bar – Restauração. Os alunos inscritos recebem a oferta de um computador portátil que poderão utilizar no seu percurso formativo.

Direcionados a jovens até aos 19 anos com o 9º ano de escolaridade, os cursos profissionais da Profitecla são gratuitos e têm a atribuição de subsídio de alimentação, subsídio de transporte, bolsa de material, bolsa de profissionalização e subsídio de alojamento quando aplicável. Os cursos profissionais têm a duração de três anos, possuem certificação escolar do 12º ano de escolaridade e Certificado Profissional de Nível IV, dando a possibilidade aos jovens de acesso ao Ensino Superior e ao mercado de trabalho.

De acordo com Maria Gaspar, da Direção do Polo de Viseu, “entre as principais razões que levam a Escola Profissional Profitecla a distinguir-se no Ensino Profissional em Portugal estão as cerca de três décadas de experiência no setor do ensino, o elevado nível de empregabilidade (taxa de 70%) e um modelo de formação desenvolvido que se centra no aluno no acompanhamento do seu projeto pessoal através de um professor orientador, promovendo um tipo de ensino que proporciona aos alunos uma informação concreta sobre a realidade do mundo do trabalho”, explica.

Escola Profissional Profitecla comemora 30 anos de existência
Criada em 1989, a Escola Profissional Profitecla comemora este ano o seu 30º aniversário. Neste âmbito, a Profitecla tem a decorrer uma campanha de oferta de 30 computadores portáteis para os seus alunos. Os jovens terão acesso ao equipamento informático, após a inscrição no curso, facilitando a sua adaptação à aprendizagem durante o percurso formativo. Esta medida integra-se no investimento tecnológico que a Escola Profissional Profitecla está a realizar nos seus polos – Barcelos, Braga, Coimbra, Guimarães, Lisboa, Porto e Viseu – com vista a promover o uso das novas tecnologias numa lógica BYDO (Bring Your Own device), permitindo uma aprendizagem mais ativa ao aluno na sala de aula e não só, auxiliando-os no seu percurso formativo.
Oferta formativa na área do Turismo e Restauração
O Curso Profissional Técnico de Operações Turísticas tem como principal objetivo formar quadros intermédios, capacitando os jovens nas áreas de receção hoteleira, agências de viagens, transportes e guias turísticos, numa nova abordagem da aprendizagem incorporando as melhores práticas e experiências internacionais e uma crescente aproximação às necessidades e expectativas do mercado empresarial.Por seu lado, o Curso Profissional Técnico de Restauração (variante Restaurante – Bar) destina-se a formar profissionais que, no domínio das normas de segurança e higiene alimentar, planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas integrados ou não em unidades hoteleiras. O curso tem como principais saídas profissionais técnico de restaurante-bar, chefe de mesa e empregado de mesa.
Liderança nas Escolas Profissionais do Concelho e Experiências Internacionais
A Profitecla Viseu permite uma formação profissional e académica de elevado nível, que alia a componente teórica à prática. Após o seu percurso profissional, os alunos têm a possibilidade de realizar estágios internacionais ao abrigo do Programa Erasmus+, um factor diferenciador que lhes possibilita viverem uma experiência no estrangeiro, por forma a conhecerem novas metodologias de trabalho, enriquecer o currículo, ter acesso a novas tecnologias ou a tecnologia específica para o curso, processos de organização e de gestão inovadores em empresas e entidades de referência nas diversas áreas de actividade. Em 2018, a Profitecla registou 131 mobilidades em toda a Escola, 30 das quais relativas ao Erasmus PRO, um programa em que jovens realizam 4500 dias de formação (cerca de 6 meses) em contexto de trabalho em diversos países da Europa. Para o ano de 2019, a Profitecla tem previstas cerca de 150 mobilidades.

Por outro lado, a Escola Profitecla conta com uma rede sólida de parceiros empresariais que lhes permite interagir ao nível da empregabilidade, pois só assim se vai fazendo as adaptações a um mercado laboral em constante mudança. Com três décadas de experiência no ensino profissional, a Profitecla Viseu destacou-se no ranking das Melhores Escolas no ano letivo 2016/2017, atingindo a liderança da tabela nas Escolas Profissionais do Concelho de Viseu e o segundo lugar a nível distrital.

Relacionados

WORKSHOP BULLYING
Workshop Licor Beirão
WORKSHOP “LICOR BEIRÃO”
Comemoração do Dia Mundial do Turismo
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO TURISMO