CIÊNCIA NA ESCOLA

No seguimento dos projetos apresentados pela Escola Profissional Profitecla – Polo Viseu, ao concurso da 13ª Edição do Projeto “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, esta escola foi premiada com dois projetos: o “Sugar Select” e o “Magic Glass” auferindo de um prémio no valor de 1000 €, permitindo-lhe passar à 2ª fase.

Os diplomas e respetivos prémios foram entregues hoje, dia 13 de Janeiro, na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, pelo Presidente da Fundação, Eng.º Ilídio Pinho, pela Delegada Regional da Educação do Centro Dr.ª Cristina Oliveira e pelo Coordenador do Projeto, Professor Doutor Joaquim Azevedo, que enalteceu e felicitou esta Escola pelo seu percurso. Nesta 2ª fase, que decorre até 20 de maio, pretende-se um desenvolvimento mais aprofundado e detalhado dos projetos.
Sugar Select
Descrição do Projeto:
Nas novas tecnologias, observa-se que o processo de inovação é cada vez mais denso de conhecimento científico. Desenvolveu-se um projeto inovador para a sociedade, um equipamento eletrónico que serve para dosear o açúcar. Este Produto pode-se enquadrar em qualquer estabelecimento de lazer como cafés, restaurantes, entre outros lugares de convívio. Hoje em dia encontrámos já máquinas especializadas de cafés, mas observamos um desperdício de papel utilizado pelo açúcar que acaba espalhado nas mesas. A SUGAR SELECT enquadra-se em estações de serviço, onde os clientes tomam o café ao balcão. Com este produto, as pessoas irão ter preocupações com as doses utilizadas deixando de colocar as quantidades “certas” que vê nos tradicionais pacotes de açúcar, ou seja, vamos sensibilizar os utilitários para questões de saúde, destacando os problemas relacionados com a Diabetes. A SUGAR SELECT enquadra-se numa inovação que acompanha a modernidade dos saberes com os sabores.
Magic Glass
Descrição do Projeto: Magic Glass trata-se de um projeto inovador que consiste na criação de um vidro inteligente. O “Vidro Mágico”, escurece consoante a intensidade da luz que é exposto. As suas aplicação são inúmeras, desde os vulgares vidros de automóveis até às simples janelas das nossas casas. Este produto permite colmatar alguns problemas do nosso quotidiano: fotossensibilidade; controlo térmico e consequente poupança de energia; segurança; eliminação de auxiliares que nos permitem o bloqueamento da luz.
Consulta a Galeria de Fotos no Facebook da Profitecla