O Projeto Bolsa de PT’s (“Personal Trainers”) é constituído por um grupo de alunos que se disponibiliza a ajudar os colegas nas várias disciplinas da sua área de formação. Este Projeto pretende, através de uma dinâmica muito própria, dar resposta às necessidades dos nossos alunos e, ao mesmo tempo, promover o espírito de entreajuda entre colegas.

É o terceiro ano letivo que a Profitecla Coimbra promove esta iniciativa contando, neste momento, com a participação de 49 alunos PT’s dos vários anos e áreas de formação. Todos os meses é eleito o PT do mês – aluno que mais horas despendeu a ajudar os colegas. Para o mês de novembro, foi eleito não um mas dois PT’s, que foram as alunas Filipa Alexandra Loureiro Curado e Lara Silva Madeira, a frequentar o 2º ano do Curso Técnico de Serviços Jurídicos.

Em entrevista informal às alunas, sobre as razões que as levaram a envolver-se neste Projeto Bolsa de PT’s, quais as disciplinas em que maioritariamente deram apoio, as suas motivações, hobbies e projetos de futuro, a Filipa Curado respondeu: “Foi um Projeto que me chamou a atenção, pois nunca tive conhecimento da sua existência em outras Escolas. Na minha turma, há colegas com módulos em atraso e ajudar não faz mal a ninguém! Para além de passar a conviver mais com os outros, acabei por criar laços que não existiam. As disciplinas em que dou mais apoio são a Direito Processual e Economia. Também tenho que admitir que retiro benefícios, como por exemplo a aquisição de mais conhecimentos, usufruir do Banco de Horas e a oportunidade de poder vir a ser selecionada para a experiência Erasmus. Quanto aos meus hobbies, estou há pouco tempo nos Bombeiros Voluntários da Lousã, frequento o ginásio e também passo tempo com os meus amigos. Para o futuro, desejo que, quando terminar o 12º ano, consiga ingressar na Escola Superior de Polícia, pois é um sonho de criança”.

Já a Lara Madeira respondeu: “Sobre o Projeto dos PT’s não tenho conhecimento da sua existência em outras Escolas. As minhas motivações são ajudar colegas que trabalhavam pouco e que agora estão a empenhar-se mais. Por vezes, quando faltam e pretendem recuperar, procuram a minha ajuda. Acho que é um projeto que aproxima as pessoas e ajuda a criar relações positivas. As disciplinas em que dou mais apoio são Direito Processual, Direito e Técnicas de Administração, Atendimento e Relações Públicas. Sei que tenho benefícios com os apoios dados, principalmente no Banco de Horas. Também tenho hobbies. Gosto de passear, de me distrair com amigos e de ver séries na TV. Não vejo o meu futuro a frequentar um Curso na Universidade porque tenho receio de não conseguir mas gostava de ser Oficial de Justiça ou Designer de Interiores”.

Relacionados

Muda na Escola
MUDA NA ESCOLA NA PROFITECLA
Projeto Debateboca
PROJETO DEBATEBOCA
Construir Saberes
PROJETO “CONSTRUIR SABERES”