Na procura de soluções pedagógicas capazes de tornar mais eficaz o ensino aprendizagem surgiu, produzido pela European Schoolnet, na Bélgica, um modelo de ESPAÇO INOVADOR DE APRENDIZAGEM que pretende associar a Tecnologia à metodologia e assim estimular positivamente professores e alunos na promoção da diferença no domínio do sucesso escolar.

O Ministério da Educação apoiou a iniciativa para que as Escolas promovam a melhoria das aprendizagens e, em particular, as medidas que visem o combate ao abandono escolar e promovam o sucesso escolar. Neste domínio tem estimulado a criação dos ambientes educativos inovadores. Mais informação sobre outros projetos nesta página.

A introdução das “condições necessárias para a diversificação dos métodos de trabalho e de abordagem dos conteúdos curriculares é importante na medida em que “o modelo convencional de ensino está esgotado” e é preciso criar alternativas para promover o sucesso.

A PROFITECLA vem refletindo sobre a inovação escolar como instrumento para atingir um fim: O saber competente dos seus alunos.

Para tal, no meio de muitas iniciativas, implementou a construção de 4 SALAS DE AULA DO FUTURO, seguindo um conceito próprio, muito próximo do original. Estas salas estão distribuídas pelos polos de Barcelos, Coimbra, Porto e Braga.

A PROFITECLA acredita na urgência de um ensino que envolva os alunos, estimule praticas de docência mais eficazes e cuja ida à escola seja encarada como um destino desejável.

Queremos alunos que resolvam problemas, que sejam autónomos, que saibam utilizar os saberes, ativos e interventivos, cooperantes, colaboradores, críticos, criativos e que saibam relacionar-se. Acreditamos que estes Espaços Inovadores de Aprendizagem vem contribuir para a concretização deste desejo.

Relacionados

CONCURSO NACIONAL GERAÇÃO+ | 3ª EDIÇÃO
PROFITECLA APOSTA EM NOVO PROJETO DE MOBILIDADE EUROPEU ERASMUS PRO
ÚLTIMAS VAGAS 2018/19