Na procura de soluções pedagógicas capazes de tornar mais eficaz o ensino aprendizagem surgiu, produzido pela European Schoolnet, na Bélgica, um modelo de ESPAÇO INOVADOR DE APRENDIZAGEM que pretende associar a Tecnologia à metodologia e assim estimular positivamente professores e alunos na promoção da diferença no domínio do sucesso escolar.

O Ministério da Educação apoiou a iniciativa para que as Escolas promovam a melhoria das aprendizagens e, em particular, as medidas que visem o combate ao abandono escolar e promovam o sucesso escolar. Neste domínio tem estimulado a criação dos ambientes educativos inovadores. Mais informação sobre outros projetos nesta página.

A introdução das “condições necessárias para a diversificação dos métodos de trabalho e de abordagem dos conteúdos curriculares é importante na medida em que “o modelo convencional de ensino está esgotado” e é preciso criar alternativas para promover o sucesso.

A PROFITECLA vem refletindo sobre a inovação escolar como instrumento para atingir um fim: O saber competente dos seus alunos.

Para tal, no meio de muitas iniciativas, implementou a construção de 4 SALAS DE AULA DO FUTURO, seguindo um conceito próprio, muito próximo do original. Estas salas estão distribuídas pelos polos de Barcelos, Coimbra, Porto e Braga.

A PROFITECLA acredita na urgência de um ensino que envolva os alunos, estimule praticas de docência mais eficazes e cuja ida à escola seja encarada como um destino desejável.

Queremos alunos que resolvam problemas, que sejam autónomos, que saibam utilizar os saberes, ativos e interventivos, cooperantes, colaboradores, críticos, criativos e que saibam relacionar-se. Acreditamos que estes Espaços Inovadores de Aprendizagem vem contribuir para a concretização deste desejo.

Relacionados

PROFITECLA APOSTA EM NOVO PROJETO DE MOBILIDADE EUROPEU ERASMUS PRO
Estrelas dos Meus Olhos
CASA DE CAUSAS NO JANTAR “ESTRELAS DOS MEUS OLHOS”
SOS Moçambique
SOS MOÇAMBIQUE