No passado dia 09 de janeiro de 2020, os alunos do terceiro ano do curso Técnico de Restaurante/Bar realizaram uma visita de estudo ao Grupo Santiago, no âmbito da disciplina de Área de Integração, no sentido de relembrar a importância da criação da imprensa de carateres móveis, da autoria de Gutenberg.

A visita guiada pelo Dr. Joaquim Fernandes, do Grupo Santiago, permitiu aos discentes tomarem contacto com a história da empresa, com os vários artefactos expostos (uma antiga prensa para a impressão dos jornais, parecida com a de Gutenberg), com a redação do jornal, e com o estúdio de rádio (Rádio Santiago).

Assim, procuramos compreender a importância do registo escrito na fixação e difusão do conhecimento bem como relacionar os meios científico-tecnológicos na difusão da informação (sendo alertados pelo Dr. Joaquim para uma questão da ordem do dia – as fake news). Puderam ainda compreender a relevância de pertencerem a uma sociedade de informação, onde foi lançado um desafio aos alunos para refletirem acerca do poder das informações e conhecimentos que dispõem à distância de um click.

No final, todos consideraram uma boa experiência, onde a curiosidade, o conhecimento e o interesse imperaram ao longo de toda a visita, tendo terminado com uma fotografia de grupo que integrará a próxima edição do jornal – O Comércio de Guimarães.

Hugo Moreira | Professor de Área de Integração

Relacionados

Berço de Papel
PROFITECLA NO “BERÇO DE PAPEL”
PSP
DIZ SIM À DIFERENÇA – PALESTRA PSP
CAFAP
JANTAR DE NATAL OFICINAS S. JOSÉ E INAUGURAÇÃO CAFAP