No âmbito do Projeto Cidadania e Desenvolvimento – Essência Lusitana, a turma do 1º. ano do Curso Técnico de Turismo, da Profitecla Porto, acompanhada pela professora Bárbara Monteiro, teve a oportunidade de visitar o Museu Nacional Soares dos Reis, antigo Palácio dos Carrancas, alcunha dada pelo povo a Manuel Mendes de Moraes e Castro. Posteriormente, foi adquirido por D. Pedro V para passar a ser a residência oficial da família real nas suas visitas ao Norte do País. Trata-se de um museu de belas-artes, artes decorativas e arqueologia.
A visita começou pelos jardins do museu com uma visita guiada à exposição De Passagem – Moçambique 1971-1973 de Mário Martins. Esta exposição é um reflexo das suas vivências revelando uma preocupação social numa guerra que considerava sem sentido e que fortaleceu a sua afinidade com o movimento libertador do 25 de Abril de 1974.
A exposição corresponde a um arquivo pessoal de fotografias originais, impressas há mais de 50 anos, demonstrando partes de uma coleção organizada, comentada, parcialmente fechada e onde constam elementos inerentes à prática fotográfica e a experiências de impressão, anotações técnicas e processos químicos e físicos imanentes.
Terminaram a visita na Exposição Afinidades na Joalharia Contemporânea. A mostra corresponde ao resultado do concurso do projeto plurianual ‘Afinidades’, desenvolvido pelo Museu Nacional Soares dos Reis, em parceria com a Associação Quarteirão Criativo.