O Mercado do Bolhão é um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto, a sua origem remonta de 1839, o atual edifício foi construído em 1914 e em 2019 foi alvo de uma extensa reconstrução. A sua construção caracteriza-se pela sua monumentalidade, própria da arquitetura neoclássica.
O Mercado do Bolhão é vocacionado sobretudo para produtos frescos, sobretudo alimentares. Os vendedores estão divididos em diferentes secções especializadas: zona de peixarias, talhos, hortícolas e florais, comes e bebes e recentemente conta com espaços de restauração no piso superior. Na parte exterior do edifício existem lojas de diferentes variedades, como vestuário, cafetaria, perfumarias e tecidos. Algumas destes espaços de comércio são considerados históricos na cidade.
(OPorto Monuments, projeto colaborativo dinamizado com a turma de 1º ano do curso de Turismo do polo do Porto, no âmbito do Módulo Relações-Públicas no Turismo da disciplina de TCAT e da disciplina de Português, lecionadas pelos Professores Diogo Moleiro e Sílvia Magalhães.)