A turma do primeiro ano do Curso Técnico de Turismo, do polo do Porto, no âmbito do projeto Conhecer@Porto, acompanhada pela professora Bárbara Monteiro, após a criação do Itinerário – Ilustres Escritores, foi para o terreno colocá-lo em prática.
Neste itinerário foi possível descobrir marcas deixadas na nossa cidade de dois grandes escritores: Camilo Castelo Branco e Almeida Garrett.
Iniciou-se o roteiro visitando-se a Cadeia da Relação, edifício onde se encontra instalado o Centro Português de Fotografia, local onde Camilo Castelo Branco esteve preso, acusado do crime de adultério, e que levou à obra “Memórias do Cárcere”. Em frente ao edifício temos a Estátua Amor de Perdição, da autoria do Mestre Francisco Simões, sendo uma homenagem ao escritor e à sua obra “Amor de Perdição”.
De seguida, a turma teve uma visita guiada ao Grande Hotel Paris, o hotel mais antigo da cidade do Porto, no qual o escritor Camilo Castelo Branco esteve alojado e deixou a sua marca.
Continuando a descobrir o Porto, conheceu-se o Edifício onde nasceu Almeida Garrett, a sua estátua, na praça do General Humberto Delgado, que é uma espécie de sala de visitas da cidade e a praça com o seu nome, em frente à Estação de São Bento.
Deixamos um pensamento de Camilo Castelo Branco: O amor é uma luz que não deixa escurecer a vida.