Cada país tem as suas especialidades culinárias que revelam a sua identidade e os franceses têm um verdadeiro culto dos pratos e da gastronomia. A especificidade da gastronomia francesa reside no facto de ser simultaneamente um costume social e um savoir-faire muito antigo. Em 2010, a UNESCO classificou a refeição gastronómica francesa como património imaterial da humanidade, reconhecendo assim um ritual de identidade específico da vida social francesa.
A França está dividida em muitas regiões e cada uma tem as suas próprias especialidades culinárias afirmando assim a sua identidade. Partindo deste pressuposto, os professores Ana Guedes de Francês e Hélder Fernandes de Serviços de Restauração e Bar, desafiaram os alunos do 2º ano do curso de Restauração a conhecerem melhor o referido país através das suas especialidades gastronómicas, atividade que deu origem ao projeto “Manger régional.”
Após a pesquisa sobre os pratos específicos das treze regiões que formam a França Metropolitana, foi selecionada uma receita por região. Os alunos retrataram a sua história, em francês e em português, discriminaram os ingredientes que a compõe e o modo de confeção da mesma. No dia 25 de outubro de 2024, cada equipa confecionou os pratos escolhidos apresentando-os de seguida numa mostra gastronómica dirigida aos professores da escola.