Braga | Profitecla

No passado dia 14 de março celebrou-se o Dia Internacional da Matemática ou Dia do Pi. A Profitecla de Braga desenvolveu atividades, durante a semana de 14 a 18 de março, para comemoração desta efeméride sobre o tema escolhido pela International Mathematical Union “A matemática une”. Assim, ao longo da semana foram desenvolvidas atividades matemáticas diferentes das habituais para desmitificar a sua complexidade e promover o gosto pela disciplina, nas quais participaram todas as turmas. 

Uma das atividades foi “Dia de aniversário no Pi”. Foi entregue aos alunos uma folha de papel com um quadro onde aparecem os 225 primeiros dígitos de π. Se o aluno encontrasse a sua data de nascimento, segundo os critérios estabelecidos, ganhava um prémio. 

A matemática está em todo o lado, mas por vezes está escondida, por isso é preciso revelá-la de alguma forma. Neste sentido, foi também dinamizado um desafio fotográfico cujo objetivo era tirar fotografias com algo matemático. 

Outra atividade foi a “Caça à matemática”. Esta atividade foi sobre descoberta, pensamento criativo e olhar para as coisas de um ponto de vista diferente, competências que são fundamentais em matemática. Para tal, no exterior, os alunos, divididos em pequenas equipas procuraram itens matematicamente interessantes de uma lista e tiram fotos deles. 

Em articulação com a disciplina de português, foi desenvolvida a atividade “Vamos escrever um piema?”. Um “piema” escreve-se em ‘piês’. Neste tipo de escrita, o número de letras de cada palavra consecutiva deve respeitar a sequência de dígitos de pi. Foram mostrados os primeiros 100 dígitos do π e os alunos escreveram um poema ‘piês’.  

Em articulação com as disciplinas técnicas de cozinha foram confecionadas sobremesas com o formato do número pi (π). 

Em particular, na turma de CEF foi realizada a atividade “A matemática para um mundo melhor”. Numa época conturbada de efetivos conflitos armados, a matemática pode contribuir para tornar o mundo um pouco melhor. Neste sentido, os alunos construíram uma representação da Terra através de um icosaedro que contem um mapa Dymaxion (ou mapa Fuller), que mostra o mundo desdobrado onde os continentes estão unidos como uma única “ilha” e, depois de montado, mostra que não tem um “lado certo para cima”. Com esta atividade, pretendeu-se demonstrar a necessidade de união entre todos os povos na construção da paz. 

Durante a semana foram também visionados filmes onde se demonstrava a aplicação da matemática na vida real. 

Read More
Dia Internacional da Matemática
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin

Deixa teu contacto
para ligarmos mais tarde


    Tens alguma dúvida?